A forma como lidamos com a TI está prestes a passar por uma metamorfose, a IoT (intenet of things) ou internet das coisas vai mudar a forma como nos organizamos, seja na nossa casa, trabalho ou mesmo nas cidades. De forma resumida, são as tecnologias que possibilitam que os objetos possam ser integrados na internet através de sensores e dispositivos.
A chegada do 5G ao Brasil, que tem previsão para julho de 2022, deverá alavancar esse mercado, aumentando o espectro das possiblidades de uso de sensores e dispositivos controlados por IA (inteligência artificial). As chamadas cidades inteligentes, devem possuir essa tecnologia em larga escala, e atualmente já fazem uso de alguns recursos, como o GPS nos ônibus, podendo informar o usuário no seu relógio que o mesmo está a 15 minutos de sua casa, outros que informam o fluxo nas vias, dessa forma indicando um caminho mais rápido. O uso de dispositivos smart devem passar por atualizações, ofertando uma gama maior de serviços ofertados, com comando de voz mais eficiente e identificações mais seguras.
Para as empresas, o desafio é grande e para se beneficiar desse recurso deve contar com profissionais que possam ofertar soluções que aumentem a produtividade sem deixar a segurança nos processos. Analisar o cenário, organizar o ambiente de TI, ter profissionais e montar internamente um grupo de pessoas visando troca de saberes e pontos de vista do negócio, são os requisitos para iniciar e colocar a empresa no rumo das tecnologias mais atuais alinhados com o negócio e seus clientes.
Como seria saber em tempo real o consumo de energia ou produção (no caso de energia solar)? Previsão do tempo e como será o impacto nesta semana? Sensores que podem trazer segurança, como de incêndio, já acionando os bombeiros, enviando imagens e localização por GPS, são apenas alguns exemplos.
Tranquilidade e versatilidade, administre, monitore e saiba antes das possiblidades e potenciais da sua empresa para o futuro, tenha profissionais alinhados com essa realidade e saia na frente. Pode ser para o agronegócio, serviços, indústria ou mesmo profissionais liberais, o 5G e a IoT veio para facilitar o dia a dia de todos.